Claudine Bichara de Oliveira

Diretora executiva fundadora da Netune e consultora principal em e-business.

É socióloga com pós-graduação em Antropologia pela Université René Descartes, Paris V – Sorbonne e pela Ecole Pratique des Hautes Études de Paris.

É membro da Diretoria e do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio top rated grill França-Brasil do Rio de Janeiro (CCFB/RJ) desde março de 2006 e da Diretoria da ISI/Brasil, “think tank” dedicado a estudos e projetos em TICs para o desenvolvimento no Brasil e na região. Foi coordenadora da Comissão de Tecnologia da Informação na CCFB/RJ em 2004 e 2005 e membro do UN ICT Task Force para a região árabe e América Latina de 2000 a 2002.

Em 2005, atuou como Consultora Internacional junto ao ITC – UNCTAD/WTO, tendo elaborado diversos estudos entre os quais o relatório especial “Empowering SME Exporters Through ICT: Lessons from Latin America”, publicado em Janeiro de 2006.

Foi a Coordenadora Executiva do Projeto “E-Clusters – Comércio Eletrônico para PMEs em Arranjos Produtivos Locais”, apoiado pelo Programa ICT4Business do BID, em 2004.

De 2002 a 2003 foi consultora do Programa Sociedade da Informação, do Ministério edit-my-paper.net/grade-my-paper/ de Ciência e Tecnologia, onde coordenou as atividades do Grupo de Trabalho sobre Negócios Eletrônicos e o Grupo de Trabalho sobre Articulação Internacional, responsável pela difusão de TICs em PMEs, em articulação com organizações públicas e privadas.

Na década de 90, entre 1991 e 1996, participou da criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), onde chefiou o primeiro Centro de Informações sobre Internet no Brasil.